QUE A MÚSICA TOQUE A ALMA DE CADA UM.

A idéia aqui é falar e mostrar um pouco do trabalho de grandes artístas da música étnica, experimental, new age, lounge, MPB, Chillout, etc... Mas principalmente, levar um pouco do "Círculo de Cura" para todos.
Desejo que cada ser humano seja tocado em seu coração por esse fantástico instrumento de cura: A música.

Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sheila Chandra - "Quando a voz é um instrumento que não se pode controlar"

Sheila Chandra nasceu em Londres, em 14 de Abril de 1965, é uma cantora britânica com ascendência indiana.
Sheila apareceu para o grande público primeiramente como atriz, quando interpretou a personagem Sudhamani Patel em um drama escolar da BBC chamado Grange Hill entre 1979 e 1981. 
Quando adolescente ela formou a banda Monsoon junto de Steve Coe (que se tornou o produtor da banda), e de Martin Smith. Monsoon criava uma fusão entre o pop ocidental e a música popular Indiana. O seu terceiro álbum, Third Eye em 1982 como o single Ever So Lonely, chegou a #12 nas paradas musicais do Reino Unido. Em seguida, o single "Shakti", chegou a #41 posição, embora tenha sido o último single lançado do CD e da própria banda. O disco também possui um cover dos The Beatles' chamado "Tomorrow Never Knows", apresentando o som distinto da guitarra EBow de Bill Nelson.
Devido às pressões feitas pela gravadora em cima de sua direção musical, o Monsoon acabou em 1982 e Coe e Smith partiram para promover Chandra como uma artista solo pela Indipop Records. A Phonogram "postumamente" relançou o álbum da banda Third Eye em 1983.
Chandra lançou diversos discos na década de 1980, as vezes utilizando a sua voz como um instrumento musical, através de técnicas complexas.Nos anos de 1990 ela lançou três discos pela gravadora de Peter Gabriel, Real World Records, sendo que Martin Smith não estava mais envolvido nas produções nesta época.
Na década de 1990, Chandra decidiu, sendo uma artista exclusiva da sua gravadora, realizar concertos ao vivo pela primeira vez, lançando uma trilogia de discos pela Real World Records. Esses discos foram feitos num estilo que possibilitasse que seus shows ao vivo não perdessem o estilo original do estilo musical dela. Baseando-se nas igualdades entre as ragas indianas e o folk celta, seus discos dessa época também mostravam referencias a outras culturas mundiais.
Em meados de 1990, Chandra participou na elaboração do single (“Raining”) para a banda folk ‘Ancient Beatbox’. Em 2000, ela contribuiu com duas canções, uma para um cover de “Song to the Siren” e a outra como um remix de “Ever So Lonely/Eyes/Ocean” com Stephen Haig, para o álbum ‘Gifted’ da Real World Records.
Em 2001 ela participou da elaboração do álbum da ‘The Ganges Orchestra’ intitulado This Sentence Is True’ baseado em dois EP experimentais (EEP 1, EEP2).
Em 2002 foi novamente lançado um remix de “Ever So Lonely” renomeado para “So Lonely” pela banda Jakatta, chegando ao número 8 nas paradas Inglesas. No mesmo ano ela relançou a canção "Breath of Life" (originalmente “The Grace of Valar")  with Howard Shore for the Lord of the Rings: The Two Towers soundtrack.
Em 2007, Chandra participou do projeto de Simon Emmerson, The Imagined Village, que reinterpretava uma série de canções folk inglesas por cantores da nova geração. Chandra gravou duas músicas para o projeto, que tinha participações de artistas como Paul Weller, Billy Bragg, Martin Carthy, Eliza Carthy, Benjamin Zephaniah e Johnny Kalsi. Ela também apareceu com a The Imagined Village em uma turnê pela Inglaterra no outono do mesmo ano. No seu website constavam mais datas para shows da mesma turnê em 2009.
Chandra recentemente adentrou ao mundo literário. Seu primeiro livro, Banish Clutter Forever-How The Toothbrush Principle Will Change Your Life (publicado pela Ebury Publishing/Random House em 4 de Março de 2010) contendo suas expereincias de como ser bem organizada, sendo voltado para aqueles que trabalham em casa.


Sem dúvida nenhuma a voz e composição musical de Sheila são inconfundíveis. Suas músicas e seu vocal muitas vezes quente, aconchegante e potente, nos leva a uma viagem interna. Uma viagem até aquele nosso lugar de cura interna, nosso espaço sagrado e mágico: Nossa alma!

NOTA: Tenho tido alguns problemas com o site mixpod, que é onde monto as listas musicais, por isso que os últimos 2 posts estão tão curtos, estou tentando resolver isso logo.


Ofereço este post a uma grande amiga do passado, da época em que ouvíamos o Programa da Nova Era da Mirna Grizet, na Rádio Eldorado, lá pelos idos da década de 80. A Iara de Carvalho, ou como creio que seja conhecida hoje: Iara Negretti. Beijos em você.

Fontes: site da Cantora e Wikipedia

Nenhum comentário: